Apoios

Apoios

Este projeto está a ser apoiado por um conjunto de parceiros e empresas que dão o seu contributo sob a forma de cedência gratuita de hardware, software e serviços.

Um dos maiores fabricantes mundiais de robots industriais, representa um parceiro constante dos projetos desenvolvidos no Departamento de Eletricidade e Eletrónica da EPRAMI que envolvam robótica industrial. No caso particular a ABB cedeu gentilmente o software RobotStudio na sua versão mais recente. Adicionalmente suportou todo o processo de manutenção associado ao Robot IRB 140.

A Autodesk é dos fabricantes mundiais de software mais significativos com soluções que vão desde o projeto ao entretenimento. A Autodesk tem uma política de oferta a escolas de todas as suas licenças comerciais. Adicionalmente todos os alunos deste projteo tiveram, ao longo dos 3 anos de formação, acesso a software como o AutoCAD, AutoCAD Eletrical, Inventor Pro, Inventor Pro HSM permitindo assim desenvolver soluções devidamente documentadas.

A BeeVery Creative é uma das empresas portuguesas mais promissora no capítulo da Impressão 3D. Neste projeto foi utilizada uma impressora BeeVery Creative para produção de todos os elementos plásticos quer da própria fábrica quer o produto final.

A Borgwarner é uma das empresas líderes do sector automóvel. Para além da já habitual participação no processo de Formação em Contexto de Trabalho destes alunos a Borgwarner doou diversos componentes de hardware especialmente no capítulo da informática. Estes componentes foram ativamente utilizados no desenvolvimento das soluções de desenho e documentação, bem como para programação dos autómatos industriais, robot e configuração de redes.

A Europneumaq desenvolve soluções completas para aumentar a produtividade e eficiência nos mais variados ramos da indústria e satisfazer as necessidades de melhoria contínua dos seus clientes. Neste projeto em particular foi responsável pelo fornecimento do perfil da marca item bem como alguns componentes SMC. Contribuiu ativamente através da doação de alguns policarbonatos de proteção da área técnica

É já a terceira vez que a EPRAMI recebe um prémio da Fundação Ilídio Pinho para desenvolvimento de um projeto integrado no concurso Ciência na Escola.

A Gestamp Cerveira Lda. é uma parceira de referência da EPRAMI. Parte significativa do hardware utilizado neste projeto foi reaproveitado de generosas doações desta empresa.

Com já vários anos de parceria, o Grupo Antolin, Lusitânia é uma habitual patrocinador de Provas de Aptidão Profissional da EPRAMI com cedência significativa de material industrial. É também uma das empresas de referência na realização da Formação em Contexto de Trabalho.

A igus® é um dos fabricantes mundiais mais inovadores no domínio dos plásticos para a indústria. Com soluções Smart Plastics e Motions Plastics a igus® colabora habitualmente com a EPRAMI na cedência de elementos plásticos para movimentação sem lubrificação garantindo assim uma performance considerável das Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas.

A JGomes Serralharia é uma empresa local no domínio da caixilharia de alumínio, com um historial de intervenção quer no domínio da indústria quer da construção civil tradicional. A sua colaboração com o Departamento de Eletricidade e Eletrónica da EPRAMI é já antiga, estando sempre disponíveis para uma parceria próxima no processo de formação em contexto de trabalho de alunos.

A LacoViana é uma empresa de referência PME Líder altamente especializada nos processo de lacagem, anodização e cravagem de alumínios com processos técnicos altamente evoluídos especialmente na lacagem efeito madeira, onde é exclusiva a sua implementação em Portugal. O seu apoio à EPRAMI  prende-se com o processo de recuperação de perfis industriais quer através de processos de anodização quer através de lacagem.

A Microsoft é uma parceria antiga da EPRAMI que numa primeira fase era fornecedora. A performance da EPRAMI no domínio das utilização de tecnologias inovadoras da Microsoft no ensino, foi reconhecida pela própria Microsoft. Inicialmente o reconhecimento partiu pela atribuição no estatuto de Microsoft School. Posteriormente a EPRAMI foi reconhecida como Microsoft Showcase School. A Microsoft apoia diretamente os alunos da EPRAMI com a cedência integral da sua plataforma Office 365. Neste projeto as tecnologias inovadoras da Microsoft no capítulo do trabalho colaborativo foram fundamentais: Microsoft Teams, Planner, Office, Visio etc.

A OMRON Portugal, na sua secção de automação industrial, é uma parceira de longa data da EPRAMI. a OMRON apoio este projeto quer através do fornecimento de material de automação, quer através da efetiva doação de material de segurança usado ativamente na proteção da área de produção.

A SEW-EURODRIVE, LDA. é uma das marcas de referência em motores, redutores e tecnologia de controlo de motores industriais, para lá de uma excelente qualidade de serviço reconhecida internacionalmente. A sua parceria com a EPRAMI passa pela doação de material novo e recondicionado que é usado ativamente no processo formativo dos alunos. Com sede na Mealhada e delegações no Porto e Lisboa a SEW‑EURODRIVE  apresnta assim uma cobertura nacional o que permite também uma proximidade à EPRAMI em Paredes de Coura.

A SIEMENS é uma empresa de referência em vários sectores. No caso particular houve a doação de diferentes elementos de automação industrial, onde se salientam os PLCs, consolas e em particular elementos para redes industriais.