Os alunos da turma 5 do Curso Técnico de Mecatrónica da EPRAMI em Paredes de Coura apresentaram o seu projeto de Prova de Aptidão Profissional intitulado MARIA4.0– Mecatrónica Aplicada à Robótica Industrial e Automação 4.0 – ao Primeiro Ministro, Ministro da Educação e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior numa sessão via Skype. Esta apresentação decorreu numa mostra de projetos inovadores do Ensino Profissional inserida no Roteiro da Inovação 2018 em Viana do Castelo.
Apesar de estar em fase final de desenvolvimento, o primeiro ministro e restante comitiva receberam uma visita guiada ao projeto em desenvolvimento no Laboratório António Pereira Júnior em Paredes de Coura – uma pequena fábrica dentro da sala de aula.
Os alunos demonstraram o robot IRB 140 da ABB a realizar um conjunto de tarefas de montagem integradas no funcionamento deste projeto.

O Ministro da Educação salientou aos presentes que a EPRAMI é uma Microsoft Showcase School, sendo que os seus alunos estão naturalmente à vontade com tecnologia empresarial e educativa Microsoft.

Foi evidente o agrado de toda a comitiva com a envolvência tecnológica deste projeto que conta com apoios de várias empresas da região e vários parceiros tecnológicos.

No final da apresentação, os alunos presentes ofereceram um pequeno porta-chaves de Paredes de Coura (coura sem paredes) por eles modelado e fabricado na impressora 3D da BeeVerycreative- uma empresa portuguesa parceira deste projeto, cuja tecnologia é parte fundamental da MARIA4.0.